Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Faz hoje 100 anos que 3 crianças alegaram ter visto na Cova da Iria, concelho de Ourém, uma senhora, que afirmaram ser a mãe de Jesus Cristo. Ao longo de 2000 anos de cristianismo, o Vaticano reconhece apenas 16 aparições de "Nossa Senhora" pelo Mundo. Em Portugal há relatos de outras aparições da "Virgem Maria" e videntes que continuam a mobilizar milhares de peregrinos, algumas delas apoiadas pela Igreja. 

Uma dessas aparições aconteceu 3 dias antes da que ocorreu na Cova da Iria, no lugar do Barral, uma aldeia no meio das montanhas, em Ponte da Barca.  A notícia circulou pela aldeia, mas o acontecimento acabou por ficar esquecido. Depois do 25 de Abril de 1974, a Igreja Católica decidiu investigar o relato para saber se valia a pena iniciar o processo eclesiástico de reconhecimento da aparição mas não houve avanços. Para a Igreja estes "milagres" têm de ser raros, para não se banalizarem. Também por lá se comemorou o centenário dessas alegadas aparições.

Ontem e hoje milhares estão em Fátima para assinalar o centenário das aparições. Este ano com a presença do Papa Francisco, que veio canonizar 2 dos pastorinhos, por terem supostamente feito um milagre - uma criança brasileira chamada Lucas que os médicos não acreditavam que recuperasse duma queda de 6,5 m.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:31

Reatamento

12.05.17

Os directores de comunicação do Sporting e do Porto encontraram-se e concluíram que estão “reunidas as condições para que seja desencadeado de imediato o processo de reatamento das relações institucionais”. Com este reatamento, Sporting e Porto passarão a ter posições convergentes relativamente a temas “fundamentais para o futuro e pacificação do futebol português”. Entre os 2 clubes é muito mais aquilo que os une do que aquilo que os separa.

A suspensão das relações entre Sporting e Porto ocorreu em Junho de 2013 na sequência de um desentendimento entre o presidente Bruno de Carvalho, e o vice-presidente do Adelino Caldeira, na final da Taça de Portugal de andebol. Antes, os 2 clubes até chegaram a trocar jogadores.

Uma excelente notícia para o desporto português. Agora vamos ficar a aguardar uma reunião entre Pinto da Costa e Bruno de Carvalho.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 11:30

No passado domingo decidi fazer um passeio pelas margens do Tejo.

passeio pelo Tejo.png

Comecei em Almeirim, na margem esquerda do Tejo, terra da famosa sopa da pedra, e segui pela nacional 118. A 1ª paragem foi na vila da Chamusca. No alto da vila tem-se uma vista fabulosa para o Tejo, vendo-se Santarém, as serras do Montejunto e do Caldeirão. Almocei num restaurante junto à Ponte da Chamusca, inaugurada em 1909.

Depois passei para a margem direita, onde dei uma volta pelas ruas da Golegã, famosa pela Feira Nacional do Cavalo, que ocorre anualmente durante o mês de Novembro. O passeio continuou pela nacional 365 e parei na aldeia da Azinhaga, terra de José Saramago.

Em Santarém, voltei a mudar de margem, passando o Tejo pela velha Ponte D. Luís,  inaugurada em 17 de Setembro de 1881, e considerada na altura a maior da Península Ibérica.

Podem ver as fotos do passeio aqui.

 

Foto do Google Maps.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:43

Todos o conhecíamos por Baptista Bastos. Hoje fiquei a saber que o seu 1º nome era Armando. Deixou-nos aos 83 anos e estava internado já há várias semanas no Hospital de Santa Maria.

Era um dos grandes jornalistas portugueses. Nos últimos anos foi mais cronista, no no Jornal de Negócios e no Correio da Manhã. Nos primeiros anos da TSF participava nas "Crónicas de Escárnio e Maldizer".

Herman José imitou-o, ficando para a história o famoso "Onde é que você estava no 25 de Abril?".

O amigo Mário Zambujal disse "Quando perdemos um amigo, morremos um pouco também porque a nossa vida fica mais pobre".

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:54

A polícia municipal já mandou retirar o cartaz colocado no Marquês de Pombal pelos adeptos da claque ilegal do Benfica a dizer "Reservado Benfica 36".

reservado benfica 36.jpg

Depois de mais um empate do FC Porto, no sábado frente ao Marítimo, mesmo tendo estado a vencer, o 5º nos últimos 7 jogos, e da vitória dos encarnados no domingo em Vila do Conde por apenas 1 a 0, para a semana se o Porto não ganhar ou se o Benfica vencer o Guimarães em casa, o Benfica conquista o 36º título. o 4º consecutivo. Parece que a vitória do Porto na época de 2012/13, depois daquele jogo no Dragão frente ao Benfica, com o golo marcado no minuto 92 por Kelvin, se tornou maldição

Na verdade não é bem o Benfica que ganha a Liga, é o Porto que não foi capaz de no momento decisivo de fazer frente aos encarnados. Ao longo da época o Porto perdeu 32 pontos, o que não é normal. Nuno Espírito Santo não deve conseguir ficar no Dragão para o ano.

O Sporting, que tinha uma oportunidade de ouro de chegar ao 2º lugar, devido à prestação miserável do Porto nas últimas jornadas, também decidiu tirar férias no domingo, ao perder em Alvalade com o Belenenses por 3 a 1.

Que venha rapidamente a próxima época, já considerada por muitos da 1ª Liga da verdade, depois da decisão de se poder recorrer durante as partidas ao video árbitro.

 

Foto do site do Record.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 08:16

Emmanuel Macron obteve 66% nas presidenciais francesas mas a abstenção bateu um recorde desde 1969  - 25,3%. Foram votar 47,6 milhões de eleitores, 12 milhões abstiveram-se e 4,2 milhões foram votar mas votaram nulo ou em branco. Em Macron votaram 20,5 milhões (43% dos inscritos) e 10,7 milhões votaram em Le Pen (23% dos inscritos).

Apenas 4 em cada 10 eleitores votaram no futuro presidente francês. A festa de Macron foi junto ao Louvre.

Há 5 anos havia uma grande esperança em Hollande e depois foi a desilusão. Agora o que fará Macron? Já para o mês que vem há eleições legislativas e o novo partido de Macron deverá ter um excelente resultado. Quanto a Le Pen parece que vai deixar a Frente Nacional e criar um novo partido. Vamos lá ver o resultado que os socialistas vão obter.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:14

Enxotado

07.05.17

A expressão "enxotado" é de Passos Coelho quando comentou o divórcio entre Rui Moreira e o PS.

Depois de Ana Catarina Mendes ter vindo dizer que a vitória de Rui Moreira nas próximas eleições autárquicas seria uma vitória do PS, tudo mudou. O PS iria ter lugares na lista de Rui Moreira e tudo seria pacífico. Agora Rui Moreira, numa atitude vergonhosa, só aceita o apoio do CDS, que o ajudou a eleger. Durante os 4 anos, Rui Moreira governou a câmara com o apoio do PS e Manuel Pizarro aparecia sempre ao lado do presidente de câmara. às vezes até parecia que quem mandava na câmara era o PS mas quem aparecia para recolher os louros era Rui Moreira. 

Agora o PS vai ter de ir a votos e o candidato é Manuel Pizarro. Quem verão os portuenses tudo que aconteceu nos últimos dias?

Certamente que Rui Moreira irá vencer e provavelmente com maioria absoluta. O resultado dos outros partidos será muito fraco e vamos ver quem conseguirá ficar em 2º lugar. Se calhar até os partidos mais à esquerda terão mais votos que PSD e PS.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:45

Começou ontem a edição 100 do Giro d'Italia. Este ano a 1ª etapa ligou as localidades de Alghero e Olbia, 206 km, na Sardenha.

O vencedor da 1ª etapa foi o desconhecido austriaco Lukas Pöstlberger, da Bora - Hansgrohe, que fugiu no último km ao pelotão.

Depois da Sardenha, os ciclistas vão para a Sicília, com subida ao Etna na 3ª feira. Depois vão andar pelo sul de Itália. Como é hábito a prova a seguir segue para o norte. Este ano o Giro termina em Milão, com um contra-relógio, a 28 de Maio.

Os favoritos a vencer a 100ª edição do Giro são Nairo Quintana e Vincenzo Nibali. Rui Costa vai estar pela 1ª vez na prova e vamos lá ver o que vai conseguir fazer. 

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:49

Na 3ª feira o Real jogou com o Atlético. Na 4ª foi a vez do Mónaco defrontar a Juventus. Não houve surpresas.

Na final, em Cardiff, a 3 de Junho, teremos um Real Madrid - Juventus. Quem sairá vitorioso é uma enorme incógnita.

No jogo de Santiago Barnabéu o herói foi Cristiano Ronaldo com 3 golos. No estádio Louis II, o heróis foram Higuaín, que marcou os 2 golos da Juventus e Buffon.

Na próxima 3ª e 4ª feira, a 2ª mão servirá apenas para cumprir calendário.

Ronaldo e Higuaín.png

 

Fotos do site da Liga dos Campeões.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 07:57

Le débat

04.05.17

Ontem decorreu o debate que pode decidir quem irá ganhar as eleições presidenciais franceses. 

Do lado da situação, mais à direita, esteve Emmanuel Macron. Marine Le Pen, apesar de ser de extrema direita, esteve bastante mais à esquerda, piscando o olho aos votantes dos candidatos de esquerda, derrotados na 1ª volta. Os 2 candidatos têm ideias bastante diferentes para a França.

Apesar de Macron, ex-ministro da economia durante o governo de Manuel Valls ente 2014 e 2016, ter conseguido chegar à 2ª volta com os votos do centro esquerda, pareceu ontem que vai governar com políticas bastante liberais.  Marine Le Pen conseguiu mostrar isso no debate, o que pode levar a que muitos franceses agora deixem de votar Macron.

Só nas questões do terrorismo e da imigração é que Le Pen se mostrou mais à direita que Macron.

Eu se fosse francês iria votar no domingo mas não conseguiria votar em nenhum dos candidatos. Deve haver muitos franceses que no domingo votarão em branco. A abstenção também deve ser bastante maior que na 1ª volta.

Vamos lá ver se haverá surpresas.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:10



Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho




subscrever feeds