Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Released

16.06.17

Otto Warmbier, de 22 anos, está de volta à sua terra natal, Cincinnati, Ohio, depois de ter sido condenado a 15 anos de trabalhos forçados, em Março do ano passado, por ter roubado um cartaz de propaganda num hotel em Pyongyang, na Coreia do Norte, durante uma excursão

Otto Warmbier estava em coma há mais de 1 ano, depois de ter contraído botulismo. O pai disse não acreditar nas explicações fornecidas pela Coreia do Norte de que o coma foi resultado de botulismo e pílulas para dormir.

Quando chegou a Cincinnati foi logo hospitalizado. A condição de Otto Warmbier é estável e parece ter sofrido uma grave lesão neurológica.

Uma história triste que parece vir a terminar bem mas ainda há outros 3 cidadãos norte-americanos que estão ainda detidos na Coreia do Norte.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:12

Vi a notícia ontem na Euronews - realizou-se no passado sábado nas Caldas da Rainha a gala do Word Press Cartoon, onde foram entregues os prémios aos melhores cartoons do ano passado. Depois de 1 ano de interregno, devido a problemas financeiras, o World Press Cartoon está de volta, já na 12ª edição.

O director do World Press Cartoon é o cartoonista António, do Expresso, e a escolha das Caldas da Rainha é uma homenagem ao caricaturista Bordalo Pinheiro, que trabalhou na cidade.

Para o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, “a ideia é que este evento possa alavancar um espaço permanente de exposição de caricatura, para que possamos ter aqui, de facto, a sede da caricatura em Portugal”.

O vencedor desta edição do Word Press Cartoon foi o iraniano Alireza Pakdel, com um magnífico cartoon sobre os refugiados, onde várias pessoas viam no fundo de um aquário um naufrágio de um barco com refugiados. Para além de muitos trabalhos sobre os refugiados, também houve muitos cartoons de Donald Trump.

Até 10 de Agosto, os vários cartoons que participaram na edição deste ano do World Press Cartoon estarão expostos no Centro Cultural e de Congresso das Caldas da Rainha.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:10

Ontem foi feriado mas só em Lisboa. Quem trabalha em Lisboa deve ter ficado muito contente. Eu trabalho às portas de Lisboa mas tive de ir trabalhar.

Vim para a margem sul às 12h30 e a fila para a Ponte começava em Campolide, logo à saída da Radial de Benfica. Muitos decidiram ir para a praia à tarde.

eixo norte sul.png

Apesar de estar com muito trabalho por causa do fim do ano lectivo, depois de almoço ainda fui 1 hora à praia e parecia fim de semana.  

Felizmente na 5ª feira é feriado para todos -  o Corpo de Deus, 60 dias depois da Páscoa.

 

Foto do Google Maps.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 08:24

Por Alfama

13.06.17

Hoje é dia de Santo António, feriado municipal em Lisboa. Para mim é dia de trabalho. Ontem há noite fui aos Santos e hoje foi difícil levantar-me. A noite estava muito agradável.

Santo António.jpg

Deixei o carro antes de Santos e fui a pé até Alfama. A 1ª paragem foi num arraial depois do Cais do Sodré, onde a Ágata dava um concerto. Por todo o lado, este ano, só se ouvia música portuguesa. Este ano não havia animação junto ao Campo das Cebolas, que está em obras.

A subida a Alfama foi complicada pois eram milhares de pessoas nas ruas. Quando cheguei ao Miradouro das Portas do Sol já eram 11 horas, decidi ficar ali um pouco e depois desci pela Sé. Junto á estátua do Santo António, muitos acendiam-lhe uma vela e atiravam-lhe moedas.

Cheguei ao carro perto da meia noite e muita malta nova estava ainsa a chegar.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 08:22

Ontem houve eleições legislativas em França - 1ª volta. Metade dos franceses ficou em casa.

Os grandes vencedores, como se esperava, foram os apoiantes do presidente Macron, do movimento République en Marche, que alcançaram 32,9%. Em 577 deputados na Assembleia Nacional podem ter mais de 400 deputados, uma maioria esmagadora. 

Os grandes derrotados foram os socialistas, que ficaram apenas com 7,8% dos votos, podendo eleger de 15 a 25 deputados. A França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon ficou com 11%, mas só conseguindo eleger de 13 a 23 deputados. 

Já os Republicanos não foram esmagados pelos apoiantes do presidente, obtendo 21% dos votos, mas conseguindo eleger entre 95 e 132 deputados.

A Frente Nacional, apesar de ter conseguido 13,5%, só elegendo 2 a 5 deputados.

Com estes resultados, Macron pode governar tranquilamente e aprovar as leis que bem entender.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:59

Chega hoje ao fim o Torneio de Tenis de Roland Garros. Na final estarão o espanhol Rafael Nadal, que jogou 9 finais em Paris, tendo vencido todas, e o suiço Stan Wawrinka, que já disputou 3 finais de Grand Slam na carreira e também venceu todas.

Nas meias finais, disputadas na 6ª feira, Nadal venceu por 3 a 0 o austríaco Dominic Thiem, 7º do ranking, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-0, em 2h11m. Já Wawrinka derrotou o britânico Andy Murray, em 5 sets, com 6-7 (6-8), 6-3, 5-7, 7-6 (7-3) e 6-1, em 4h34m.

Ontem disputou-se a final feminina, com a vitória inesperada da jovem letã de 20 anos, Jelena Ostapenko, 47ª do ranking, que derrotou a romena Simona Halep, por 4-6, 6-4 e 6-3. Desde 1933 que o Grand Slam francês não era ganho por uma jogadora não cabeça-de-série.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:49

And now?

10.06.17

Na 5ª feira à noite quando as urnas no Reino Unido fecharam, as projecções diziam que Theresa May tinham perdido a maioria absoluta. Na manhã de ontem, ao acordar, confirmavam-se os resultados das projecções - por 8 lugares, os conservadores não chegaram à maioria absoluta.

A meio da manhã, Theresa May veio anunciar um acordo com os unionistas da Irlanda Norte, que obtiveram 10 lugares em Westminster, mais 2 deputados que anteriormente. Foi enorme a desilusão. Jeremy Corbyn diz que Theresa May se devia demitir.

Muitos dizem que Theresa May não vai ter grande futuro com esta solução. Como ela irá negociar a saída da União Europeia tão fragilizada? Certamente que uma saída mais radical não deverá agora acontecer.

Os unionistas são contra o aborto, opõe-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e têm dúvidas quanto ao aquecimento global. 

Na Irlanda do Norte os unionistas venceram mas só no norte do país. A sul os independentistas do Sinn Fein foram os vencedores. Curiosamente no referendo do Brexit os irlandeses do norte votaram pela manutenção na Europa. 

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:39

17 dias depois

09.06.17

Depois do anúncio da demissão Nuno Espírito Santo, no dia 22 de Maio, só ontem é que o FC Porto anunciou o nome do novo treinador. Já há alguns dias que se falava que Sérgio Conceição seria o novo treinador dos azuis e brancos.

Nos primeiros dias falou-se também no nome de Marco Silva, que decidiu continuar por Inglaterra. Gostei da escolha feita por Pinto da Costa mas é uma aposta arriscada - um homem da casa, com o coração ao pé da boca.

Vamos lá ver se terá êxito. Como jogador, Sérgio Conceição venceu o campeonato pelo FC Porto em 1996/1997 e 1997/1998. Claro que não vai iniciar a temporada como grande favorito, ainda por cima alguns dos jogadores mais influentes poderão sair.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 07:48

UK decides

08.06.17

Quase 47 milhões de britânicos vão hoje às urnas para escolher o novo primeiro ministro. As urnas fecham só às 22 horas.

Theresa May, pelos conservadores, antecipou as eleições pensado que hoje iria vencer folgadamente. Nas últimas semanas a campanha não lhe tem corrido bem. Na 2ª feira até veio apresentar um novo programa eleitoral, com o intuito de comabter o terrorismo e responder aos críticos.

O trabalhista Jeremy Corbyn, que muitos nem queriam que fosse às urnas, tem vindo a subir nas sondagens, com muito apoio jovem.

Vamos aguardar pelo que vai acontecer.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:25

Qatar crisis

07.06.17

Na 2ª feira, 7 países anunciaram  corte dos laços diplomáticos e as ligações de transporte com o Qatar. São eles a Arábia Saudita, Egipto, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Iemen e Maldivas. A justificação  dada é que o Qatar daria suposto apoio ao terrorismo. Mas será que é só Qatar a apoiar o terrorismo?

Diz-se que quem provocou o isolamento do Qatar foi Donald Trump, quando esteve há poucos dias no Médio Oriente.

Agora, os trabalhadores do Qatar têm 2 semanas para deixar os países vizinhos, ao mesmo tempo que os sauditas, os egípcios, os cidadão dos Emiratos e do Bahrein ficam impedidos de viajar para ou através do Qatar.

Esta decisão pode ter efeitos globais. Recorde-se que será no Qatar que se realizar-se-á o Campeonato do Mundo de Futebol em 2022 e a Qatar Airways é uma das companhias aéreas que mais cresce no mundo. A famosa cadeia de televisão árabe Al Jazeera é do Qatar.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:06



Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho




subscrever feeds