Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Giro 2018

04.12.17

Foi apresentado em Milão, na passada 4ª feira, a 101ª edição do Giro de Itália, que vai arrancar a 4 de Maio em Jerusalém. Os isrealitas ficaram indignados por nos ecrãs ter aparecido a designação de West Jerusalem, uma vez que consideram Jerusalém a capital indivisível do país, o que não é reconhecido pela comunidade internacional, ameaçando agora retirar o apoio ao Giro, que conta com 3 etapas em Israel.

Os amantes do ciclismo estão muito entusiasmados com o próximo Giro pois Chris Froome já anunciou que vai estar presente pela 1ª vez.

Vão ser 21 etapas, como é hábito, com o final a acontecer desta vez em Roma, no dia 27 de Maio. Depois de Israel, seguem para a Sicília, voltando a subir o Etna e depois seguem até ao norte de Itália. Os ciclistas vão passar por vários locais por onde já andei - Agrigento, Praia a Mare, Trento, Riva del Garda, Turim e Roma.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:11

Envenenou-se

03.12.17

O antigo general Slobodan Praljak, com 72 anos, que antes da Guerra da Bósnia (de 1992 a 1995), era escritor e realizador, suicidou-se na passada 4ª feira durante uma audiência de recurso do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, em Haia, na Holanda, ingerindo um veneno que tinha numa pequena garrafa. Praljak disse na altura: “Acabo de beber veneno. Praljak não é um criminoso. Rejeito o vosso veredicto”. O juiz nem estava a perceber o que se estava a passar. Mais tarde ficou-se a saber que o veneno era cianeto. Falta agora saber como Praljak teve acesso ao veneno.

Praljak foi acusado de ter ordenado a destruição da ponte de Mostar, a 9 de Novembro de 1993, construída no século XVI, tendo sido condenado a 20 anos de prisão em 2013. O tribunal considerou que Praljak “causou um dano desproporcional à população civil muçulmana da cidade”. A ponte otomana, símbolo da devastação da guerra, foi reconstruída e inaugurada a 23 de julho de 2004, sendo agora Património Mundial da UNESCO.

Nos último anos, tem-se realizado lá uma das etapas do circuito Red Bull Cliff Diving World Series. A tradição de saltar da ponte velha de Mostar remonta ao século XVII.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:36

2 clássicos

02.12.17

Este ano o dia da restauração foi marcado por 2 clássicos do futebol - 1º jogou o Sporting, em Alvalade, frente ao Belenenses, depois foi a vez do FC Porto receber, no Dragão, o Benfica.

Em Alvalade, o Sporting venceu por 1 a 0, com o golo da vitória a surgir aos 13 minutos, por Bas Dost, de grande penalidade. Na 2ª parte o Belenenses agigantou-se e esteve muito perto de empatar a partida.

No Dragão, o Benfica entrou melhor mas o FC Porto equilibrou a partida a meio da 1ª parte. Na 2ª parte só deu FC Porto. Não houve golos na partida porque Aboubakar falhou um golo escandalosamente à entrada da pequena área, Varela fez o melhor jogo da sua carreira ao serviço do Benfica e por causa do árbitro. Ao FC Porto continua-se a não se poder marcar faltas na grande área - deste vez ficaram 2 grandes penalidades por assinalar. Também houve um fora de jogo assinalado escandalosamente pelo fiscal de linha. O vídeo-árbitro continua a não ser usado. Assim, não vale a pena existir.

Em 2 jogos consecutivos o FC Porto é prejudicado pelas arbitragens. Se houvesse verdade desportiva, o Benfica estava a 8 pontos dos Dragões. Assim, Sporting e FC Porto estão na frente com 33 pontos, estando o Benfica a 3 pontos.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 09:25

Rock de luto

01.12.17

O Rock português está de luto com a morte de Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, que tinha apenas 61 anos, feitos a 13 de Setembro.

A luta contra o cancro terminou ontem. Em 2011 tinha feito um transplante de fígado.

O último concerto foi no início de Novembro, no Coliseu dos Recreios, onde ele já estava muito debilitado. Ficam as músicas, os vídeos e as memórias dos concertos.

Será que os Xutos vão continuar?

Mas Zé Pedro não era só o guitarrista dos Xutos & Pontapés. Costumava-o ouvir na Radar onde tinha uma rúbrica sobre música - Zé Pedro Rock & Roll. Este sábado a Radar vai voltar a passar a entrevista com Zé Pedro, no Fala com Ela, da Inês Meneses

Ontem à noite na TSF voltaram a passar a Playlist feita por ele, onde se pode ouvir muito boa música rock.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:43

1938 - 2017

30.11.17

Tinha .só 79 anos. Ontem morreu Belmiro de Azevedo, o fundador da SONAE. Desde que a notícia surgiu não se falou de outra coisa. Era adorado por muita gente.

Licenciou-se em Engenharia Química mas não se dedicou à Indústria. Preferiu o comércio e depois a comunicações. Também criou o jornal Público, mas não se aventurou em outros meios de comunicação social. Actualmente a SONAE deve ser a maior empregadora de Portugal.

Foi durante alguns anos o Homem mais rico de Portugal.

Desde 2007, deixou a liderança da SONAE para o filho mais velho, Paulo Azevedo, que está com 51 anos.

Nos últimos tempos parecia estar já com muito menos vitalidade.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:30

O Papa Francisco está desde 2ª feira em Myanmar, a antiga Birmânia, numa viagem de 6 dias que passará tambem pelo Bangladesh.

Até agora ainda não houve uma referência do Papa Francisco à limpeza étnica da minoria rohingya na Birmânia mas apelou ao respeito por todos os grupos étnicos. Espera-se que no Bangladesh se encontre com refugiados rohingya.

Ontem, o Papa Francisco encontrou-se com a líder do governo birmanês, Aung San Suu Kyi, prémio Nobel da Paz.  Aung San Suu Kyi disse que o objetivo do governo é "destacar e reforçar a beleza da diversidade" da Birmânia "protegendo os direitos, promovendo a tolerância e garantindo a segurança para todos", o que não tem sido o caso.

Mais de 620 mil rohingya fugiram para o vizinho Bangladesh desde Agosto, quando o exército birmanês os atacou em resposta a ataques de rebeldes rohingya. A Birmânia é um país mais com 90% da população budista, não reconhecendo  a minoria muçulmana rohingya,impondo-lhes múltiplas restrições, como a liberdade de movimentos.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:18

O Orçamento para 2018 está aprovado, mais uma vez com o apoio da esquerda parlamentar. No entanto, no discurso final, Mariana Mortágua veio acusar o governo de "não honrar a palavrada".

Em causa está o recuo do governo na aprovação de uma proposta do Bloco, relativa a uma contribuição a pagar pelas empresas de energia renovável. Na 6ª feira o PS aprovou a proposta, ontem decidiu pedir nova votação e votou contra, chumbando a medida. O PS fica muito mal visto. Carlos César diz, no entanto, que o PS não é refem de nenhuma empresa. 

Durante o fim de semana, muitos devem ter sido os protestos da EDP. Esta era uma "oportunidade" para o país baixar a factura da electricidade para as famílias e as empresas.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:03

Mais perto

27.11.17

O FC Porto no sábado perdeu pontos na deslocação a Vila das Aves, na jornada que antecede a visita do Benfica ao Dragão. Se nos últimos minutos do jogo o árbitro tivesse marcando penalty a favor dos Dragões tudo se manteria na mesma.

Quando terá sido a última vez que o FC Porto teve direito a uma grande penalidade? Afinal o vídeo-arbitro não está a funcionar como se pretendia pois os árbitros raramente têm dúvidas em jogadas polémicas.

O Sporting tinha uma deslocação difícil a Paços de Ferreira mas safou-se bem, vencendo por 2 a 1. Agora está apenas 2 pontos dos azuis e brancos. Na 6ª feira, antes do clássico, o leões recebem o Belenenses.

O Benfica, em casa, voltou a ganhar ao Vitória de Setúbal e assim está apenas a 3 pontos do FC Porto

 

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 08:08

Mnangawa

26.11.17

O Zimbabwe tem novo presidente - Emmerson Mnangagwa, o Crocodilo. A tomada de posse foi na 6ª feira, no Estádio Nacional em Harare, com capacidade para 60 mil pessoas e que estava completamente cheio..

Mnangagwa, com 75 anos, era o antigo vice-presidente de Robert Mugabe e assumirá a liderança do país até às próximas eleições presidenciais, previstas para Setembro de 2018, e onde deverá ser candidato. Tinha sido demitido por Mugabe no início do mês, depois de 50 anos como seu braço direito, e estava exilado na África do Sul.

Numa entrevista em 2015 ao jornal Herald explicou a sua alcunha: “O crocodilo entra na água para caçar a sua presa. Nunca vai às aldeias ou ao mato em busca de comida. Só ataca no momento apropriado”.

No discurso da tomada de posse, Mnangagwa disse que “os actos de corrupção devem terminar” e prometeu que irá criar condições para o crescimento económico do país. 

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:34

Depois da derrota da cidade do Porto para ter a Agência Europeia do Medicamento, o ministro da saúde veio anunciar que o Infarmed deixaria Lisboa e iria para o Porto. Parece que essa ideia já tinha sido pensada se a Agência Europeia fosse para o Porto.

Os funcionários do Infarmed não gostaram nada da ideia e têm protestado, tendo mesmo pedido reuniões com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e com os grupos parlamentares.

Ao que parece só os serviços administrativos irão para a cidade invicta, ficando em Lisboa os laboratórios e os serviços mais especializados. Se todo o Infarmed fosse para o Porto gastar-se-ia mais de 40 milhões de euros.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:18



Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho




subscrever feeds