Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




August 21

13.08.17

É já no dia 21 que nos EUA vai ocorrer um eclipse total do Sol. A Lua vai tapar completamente o Sol na faixa entre Lincoln Beach, no Oregon, e Charleston, na Carolina do Sul. O eclipse total observar-se-á em 14 estados americanos (Oregon, Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.), durante 2 minutos e 40 segundos, a partir das 10h16m. A transição completa será de mais de 4 horas.

Vai ser a 1ª vez em 99 anos que um eclipse solar total cobrirá o território dos Estados Unidos por completo. A NASA vai transmitir, de forma inédita, o evento ao vivo para todo o mundo, utilizando 11 satélites que estão a orbitar a Terra, 3 deles da NASA e os outros de outras agências espaciais, para observar o eclipse de diferentes ângulos. Também esperam que as observações da atmosfera do Sol ajudem a responder ainda a alguns de seus grandes mistérios.

Por  o eclipse será muito parcial, começando às 19h46 e terminando às 20h23, por causa do pôr do Sol.

Fiquei com muita pena de não me ter lembrado, quando estava a marcar a minha viagem de Verão, que iria haver um eclipse do Sol, ainda por cima no dia dos meus anos. Por esses dias estarei na Leste Europeu.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:49




Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho