Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Venha a 2ª fase

09.12.17

Theresa May esteve ontem de manhã cedo mais uma vez em Bruxelas e chegou a acordo sobre a 1ª fase das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia. Já passaram 18 meses desde o referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

As 2 questões mais polémicas eram a fronteira entre as 2 Irlandas, única fronteira terrestre do Reino Unido, e a situação quer dos cidadãos da União Europeia a viver no Reino Unido, quer vice-versa.  Theresa May garantiu que não haverá uma fronteira física entre Irlanda do Norte e República da Irlanda. Também foi estabelecido o montante que Londres pagará a Bruxelas (40 a 45 mil milhões de euros) e chegou-se a um acordo que protege os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e vice-versa.

A 2ª fase das negociações começa no Conselho Europeu da próxima semana, que não vai ser nada fácil. Em questão estará um futuro acordo de comércio. Até agora os britânicos têm rejeitado um modelo semelhante ao da Noruega, que tem acesso ao mercado único a troco de contribuições para o orçamento comunitário e o respeito pela liberdade de circulação.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:22




Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho