Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Nobel da Paz é atribuído desde 1901 mas só ontem ficámos a conhecer o 100º galardoado. O prémio já tinha consagrando 89 homens e 17 mulheres. Em 2014, a estudante paquistanesa Malala Yousafzai tornou-sefoi o laureado mais jovem de sempre, com 17 anos.
O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed Ali, com 43 anos, foi o vencedor deste ano. Segundo o comité Nobel norueguês, Abiy Ahmed Ali foi galardoado “pelos seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, em particular pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia”.
Na Etiópia, a paz ainda não é um dado adquirido mas Etiópia e Eritreia celebraram no ano passado um acordo de paz, pondo um ponto final a um conflito que durava há 20 anos.
Abiy Ahmed Ali, desde que chegou ao poder, em Abril do ano passado, introduziu medidas no sentido da liberalização da economia, abriu as portas das cadeias a milhares de ativistas da oposição, permitiu o regresso ao país de dissidentes exilados no estrangeiro, levantou o estado de emergência que vigorava no país, pôs fim à censura da comunicação social, legalizou forças da oposição que estavam proibidas, afastou dirigentes militares e civis suspeitos de corrupção e aumentou o número de mulheres em cargos de poder.