Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Em 1998 um golpe militar liderado pelo então chefe do estado-maior general Ansumane Mané, depôs o presidente Nino Vieira e mergulhou o país numa guerra civil. Só em 2000 ocorreram eleições, ganhas por Kumba Yalá. Em Novembro desse ano morre Ansumane Mane quando tentava liderar um outro levantamento militar.
No mês de Maio de 2001, o Fundo Monetário Internacional e o banco Mundial suspenderam a sua ajuda ao país, após o desaparecimento de fundos.
Em Setembro de 2003 ocorre novo golpe militar que leva ao derrube o Presidente Yalá, tendo sido nomeada uma administração civil para organizar eleições legislativas e presidenciais, que ocorrem em 2005, e que foram ganhas por Nino Vieira, que tinha regrassado ao país.
Estas eleições não impediram a continuação de um processo de degradação do país, em todos os domínios, com o narcotráfico a ser cada vez mais importante para a economia.
Já em Novembro de 2008, o Presidente Nino Vieira sobreviveu a um ataque armado contra a sua residência em Bissau, mas desta vez foi baleado mortalmente por soldados em fúria, provavelmente para vingar a morte do chefe do estado-maior General Tagme Na Waie, morto por uma explosão à bomba, horas antes.
E agora? Será que este país tem algum futuro?
Para já foi nomeado o presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira, para chefe de Estado interino, até à realização de novas eleições, que deverão ocorrer num prazo de 60 dias. Fala-se que a CPLP pode vir a financiar as novas eleições, mas isso não chega. Outras medidas têm de ser tomadas.
(imagens do site da Globo)