Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




À 4ª reunião do meu conselho de turma do 7º ano, ninguém faltou e fez-se a reunião. Em 20 alunos, 11 não transitaram. Desses 11, 4 já estavam em situação de retenção por terem ultrapassado o limite de faltas e continuarem a faltar depois de realizar Atividade de Recuperação a essa disciplina 

Nunca tinha tantos alunos a não transitarem. Todos eles tiveram níveis inferiores a 3 a Português e Matemática. Em relação ao 2º período só 2 alunos melhoraram o seu aproveitamento.

Para o ano a maioria destes alunos vai para um PCA (Percurso Curricular Alternativo), alguns por terem já 15 anos vão cursos CEF (Curso de Educação e Formação).

Para além disso dos 9 alunos que transitaram, uma aluna vai emigrar para o Canadá. Assim os 8 alunos vão ter de ser distribuídos pelas outras turmas do 8º ano, onde também houve muitos alunos que não transitaram mas não tantos como na minha turma.

Mafalda na escola.jpg

 

Foto daqui.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 08:25


5 comentários

Imagem de perfil

De marta-omeucanto a 05.07.2018 às 09:59

São muitos alunos mesmo. Não é costume.
Aqui na turma da minha filha, quando se fazem as reuniões do 2º período, a directora de turma diz sempre que,se o ano acabasse ali, vários alunos ficariam retidos. Mas depois, chegando ao final do ano, se houver 1 aluno que não transite já é muito.
Este ano, um não transitou pelas notas, e outro por faltas.
Considerei o 7º ano da minha filha, de certa forma, mais complicado que o 8º.
Imagem de perfil

De Carlota a 06.07.2018 às 17:36

É bastante triste ver alunos a ficar retidos mais um ano, por outro lado é muito frustrante para aqueles que se esforçaram, ver os outros (que pouco ou nada fizeram durante o ano) transitarem também.
Por um lado é muito triste ver rendimentos escolares tão baixos, especialmente para uma professora, que os acompanha e sabe que muitas vezes poderiam ter dado mais porque tinham capacidades para terem sido melhores. Mas por outro, ainda que assim seja, é mais justo para outros.
Nas minhas turmas toda a gente transitava e muitas vezes eu sentia-me injustiçada porque eu tinha estudado o ano inteiro e os restantes tinham ficado a ver andar os elétricos e passavam sempre de ano comigo. Houve uma vez que usaram uma desculpa esfarrapadíssima para dar positiva a uma aluna que nunca na vida poderia ter positiva a essa disciplina.
Mas realmente, o cenário que ilustrou da reunião a que foi é a prova viva que a Educação em Portugal ainda tem muito que dar no que toca a estas iniciativas.
Beijinhos e aproveite para descansar agora que está de "férias" dos alunos <33
Imagem de perfil

De Alfa a 06.07.2018 às 18:22

A triste realidade do nosso ensino. Enfim e infelizmente a tendência não é para melhorar...
Imagem de perfil

De P. P. a 06.07.2018 às 19:43


Algumas turmas são muito, mas mesmo muito complicadas. 
Questiono se muitos deles não deviam, no final do 6.º ano terem sido reencaminhados para PCA e/ou, em caso disso, CEF? Acabo sempre por lecionar nas turmas PCA, no 2.ºCEB. Entretanto, na minha Escola, foram proibidas. Quantos alunos acabam por se perder ainda mais... Tivemos a experiência positiva dos PCA no 2.ºCEB, seguindo-se o ensino regular no 3.ºCEB. Não em todos os alunos, mas quantos nos chegaram quase sem escrever... A tabuada e o cálculo, então...
Esperamos que estes alunos encontrem o seu caminho. 
Como disse a Alfa, "a triste realidade do nosso ensino", cujas perspetivas são cada vez piores.
Imagem de perfil

De Pântano a 07.07.2018 às 20:24

Ai... é tudo o que me ocorre dizer.

Comentar post




Astronomy Picture of the Day


Música do dia

anteriores

Tira do Armandinho