Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Junho de 1360. Era um dos 26 filhos conhecidos do prior do Crato.
D. Nuno Álvares Pereira foi um dos primeiros nobres a apoiar as pretensões de João, o Mestre de Avis à coroa, afigurando-se como uma hipótese preferível à perda de independência para os castelhanos. A 14 de Agosto mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota à frente de um pequeno exército de 6000 portugueses e aliados ingleses, contra 30 000 tropas castelhanas. D. João, Mestre de Avis, nomeou-o Condestável de Portugal e Conde de Ourém.
Teve 3 filhos, mas apenas uma filha teve descendência, D. Beatriz Pereira de Alvim, que se tornou mulher de D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que viria a reinar três séculos mais tarde.
Após a morte da mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo), tomando o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Morre em 1 de Novembro de 1431 (Dia de Todos-os-Santos).
No seu túmulo estava escrito:
"Aqui jaz o famoso Nuno, o Condestável, fundador da Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos. As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Fundou, construiu e dedicou esta igreja onde descansa o seu corpo."
O Papa Bento XV beatificou-o a 23 de Janeiro de 1918 tendo consagrado o dia 6 de Novembro ao, então, beato.
Ontem foi finalmente elevado a Santo pela Igreja Católica depois de se lhe ter atribuído um milagre. Os espanhóis é que não terão gostado muito.