Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Foi anunciada a semana passada que a escolaridade obrigatória passará para 12 anos. Assim, os alunos devem ficar na escola até aos 18 anos. A medida irá aplicar-se aos alunos que se vão inscrever no sétimo ano, no próximo ano lectivo e, por isso só vai começar a ser sentida daqui a três anos. No entanto dizem que não vai ser necessário contratar mais professores, apesar de haver um aumento significativo do número de alunos. Será que as turmas passarão a ter mais de 40 alunos?
Eu era a favor desta medida, mas depois de ver o que se passa na minha escola mudei de opinião. Actualmente os alunos só não fazem o 9º ano se não quiserem, pois nos cursos de educação e formação a exigência é mínima. Mesmo depois no secundário, se forem para um curso profissional, o aumento da exigência também não é por aí além. Por exemplo, os meus alunos dos profissionais não se esforçam quase nada, não realizando todas as tarefas que proponho, nem estudando para os testes. Assim, vão realizando os vários módulos se os testes forem fáceis e se estiverem com alguma atenção nas aulas.
Deste modo, o que o governo deveria fazer era deixar de governar para as estatisticas, aumentando a exigência e referindo que quanto maior a escolaridade mais fácil seria arranjar um emprego digno. Depois cada pessoa era livre de fazer o que quisesse.