Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Comité Nobel norueguês atribuiu este ano o Nobel da Paz a Barack Obama pelos "esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre povos". Foi ainda assinalada a importância da acção de Barack Obama nas questões ambientais e a sua "inspiração para todos os que no mundo lutam pela defesa da democracia a Direitos Humanos".
O prémio irá ser entregue dia 10 de Dezembro em Oslo, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, e consiste numa medalha, num diploma e num cheque de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
Barack Obama disse não estar à espera da atribuição do Prémio Nobel da Paz, afirmando que estava "duplamente surpreendido e profundamente comovido pela decisão do Comité Nobel" e que não o via "como o reconhecimento dos meus feitos, mas mais como a afirmação da liderança americana em nome das aspirações das pessoas de todas as nações".
Por todo o mundo muitos criticaram a decisão, mas eu acho que é uma decisão acertada e arrojada como apelo à acção pois uma nova Era começou com a sua eleição.