Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O tratado de Lisboa levou a que fosse necessário escolher 2 nomes para as funções de de presidente do Conselho Europeu e de alto representante para a politica externa da UE.
Assim, Os líderes dos 27 países da União Europeia reuniram-se ontem numa cimeira extraordinária em Bruxelas. Os nomes mais falados para ocuparem estes cargos eram Tony Blair para presidente do Conselho Europeu e do italiano Massimo d'Alema, antigo primeiro-ministro, e do chefe da diplomacia sueca, Carl Bilt para o cargo de alto representante para a política externa da UE.
Mas não foram os nomes mais conhecidos os escolhidos. Assim as escolhas recairam em Herman Van Rompuy, de 62 anos, que liderava o governo Belga, e em Catherine Ashton, com 53 anos, trabalhista britânica que exercia as funções de comissária europeia do Comércio.
Deste modo é assim que os líderes europeus querem que se fortaleça a União Europeia. Não admira que nas eleições europeias haja tanta abstenção e as populações manifestem tão pouco interesse pelos assuntos europeus.