Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Foi ontem às 11h30 que a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) desligou o sinal analógico de televisão no concelho de Alenquer. A partir de agora só se pode ver por lá televisão gratuita através da Televisão Digital Terrestre (TDT).
Dizem que é a "maior revolução televisiva desde os aparelhos a cores". Esta é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas. Devido à natureza digital do sinal, a qualidade de som e a imagem é muito superior ao actual, permitindo novas funcionalidades como a Pausa TV, a gravação da emissão ou o agendamento de gravações (se os descodificadores possuirem disco rígido).
Por lá há já a suspeita de que a ZON está a tentar vender o pacote da ZON convencendo a população de que só aderindo aos seus serviços vão conseguir ter acesso à Televisão Digital Terrestre. Na verdade, quem tem um aparelho antigo e apenas os quatro canais nacionais terá de comprar um descodificador que custa entre 40 e 50 euros, ou adquirir uma TV compatível com o sinal digital. A Portugal Telecom, que ganhou a licença para a introdução da TDT, está obrigada a dar até 22 euros de ajudas a quem recebe Rendimento Social de Inserção, tem uma reforma inferior a 500 euros ou tem deficiência com grau de incapacidade de 60 por cento.
A migração para a TDT é uma imposição europeia e terá de estar concluída em todo o país até Abril de 2012. O Cacém e a Nazaré são os próximos concelhos a ter Televisão Digital Terrestre.