Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Anders Behring Breivik, autor dos atentados de 6ª feira na Noruega poderá ficar 30 anos na prisão, em vez dos 21 anos em casos de homicídio premeditado, graças ao artigo 102, adicionado ao código penal norueguês há 3 anos, processando-o por crimes contra a humanidade.
No entanto há vários juristas e constitucionalistas noruegueses que afirmam que uma análise mais profunda das leis do código penal permitem concluir que existem mecanismos legais para manter Breivik na cadeia o resto da vida.
Para já é necessário avaliar se o assassino confesso de 76 pessoas está em capacidades mentais para ser julgado pois um ser humano normal não seria capaz de cometer tão grande atrocidade em tão curto espaço de tempo. Segundo o seu advogado de defesa, Breivik admitiu a autoria das mortes em Oslo e na ilha de Utoeya, mas não aceita responsabilidade criminal por elas, não admitindo que deva ser punido pelo crimes cometidos, Há quem diga que a sua ligação a grupos de extrema-direita oculta transtornos mentais mais profundos na sua mente.
O manifesto lançado na internet pouco antes do ataque, onde explica as suas visões sobre a sociedade, é um documento assustador, que só pode ter sido escrito por uma mente muito perturbada.
Tudo isto tem de ser bem avaliado e não chega que ele fique preso eternamente. Deverá ser tratado para que possa arrepender-se do que fez e ainda durante a sua vida fazer algo de útil à sociedade.