Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Acabei de ler um livro sobre a vida de Salvador Fernandes Zarco, mais conhecido por Cristovão Colombo. Para muitos ele era um navegador genovês que decobriu a América ao serviços dos Reis Católicos de Espanha. Mas há quem considere que a história está mal contada - Mascarenhas Barreto afirmou que ele nasceu em Cuba, no Alentejo, sendo filho de Dom Fernando, duque de Beja e de Viseu, e de Isabel Gonçalves Zarco, pelo que era primo do Rei Dom João II e neto de João Gonçalves Zarco.
Na obra de Margarida Pedrosa, "A paixão de Colombo", Cristovão Colombo é retratado como uma espécie de espião, ao serviço do Rei Dom João II, cuja missão foi a de desviar a atenção dos Reis de Castela do caminho marítimo para a Índia, oferecendo-lhes um caminho alternativo, mais curto, pelo Ocidente e um novo continente que já constava em mapas portugueses.
Durante a leitura vamos descobrindo muitos pormenores interessantes sobre a vida no final do século XV e início do século XVI. A forma como está escrito o livro é que deixa um pouco a desejar pois ao longo do texto o narrador mudar vezes de mais.