Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já voltei! A road trip pela Croácia, Montenegro e Eslováquia foi muito cansativa pois foram muitos km a conduzir (1942,7 km) e o calor foi mais que muito, o que não é habitual por lá.
Visitei várias cidades e não pude deixar de ir às praias do Mar Adriático, sem ondas, nem marés. Bebi muita cerveja local (Foto 6) e comi pratos bem deliciosos. Também gastei muito dinheiro, principalmente em combustível, pois o carro alugado - Opel Corsa 1.4 a gasolina - consumia bastante.
No 1º dia, em Zagreb o hotel foi fácil de encontrar, o pior foi ter de pagar o estacionamento pois a cidade está cheia de parquimetros por todo o lado a funcionar das 7 às 21h. Cheguei lá por volta das 14h locais, menos uma em Lisboa, e durante a tarde deu para conhecer os locais mais importantes da cidade (Fotos 1, 2, 3, 4, 5, 7 e 8)
No 2º dia, ainda em Zagreb, fui ao mercado (Foto 9), e depois parti para Plitvice Jezera, parando em Karlovac (Foto 10 e 11) e Rastoke (Fotos 12, 13, 14 e 15), pequena localidade com várias cascatas. Cheguei ao hotel eram 14h e durante a tarde conheci os tão famosos lagos e quedas de água (Fotos 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23). Andava por lá tanta gente, tendo que se pagar 110 kunas (aproximadamente 15 €). No dia seguinte, logo de manhã, andei de barco pelo lago maior (Foto 24, 25 e 26).
No 3º dia parti para Split às 9h30, parando em Knin (Fotos 27 e 28), a capital da provincia da Krajina, tendo chegado ao hotel eram 16h, depois de várias voltas pela cidade para descobrir o hotel. Em Split comecei pela zona das praias (Fotos 29 e 30), onde parei para beber uma cerveja e ver o ambiente. As praias estavam cheias e como havia pouca areia, as pessoas ocupavam o paredão para colocar as toalhas. Depois fui até à zona histórica (Fotos 31, 32, ...) onde fiquei até ao jantar.
No 4º dia, logo de manhã fui até Trojir (Fotos ...), um pouco a norte de Split, e depois parti para Dubrovnik conduzindo sempre à beira-mar, tendo parado numa praia lindíssima (Fotos ...), já perto do destino, onde tomei o 1º banho no Adriático. É pena que as praias por lá não tenham areia, tendo de levar os chinelos para a água. A Dubrovnik cheguei eram 14h. Nessa tarde deu para ir conhecer a zona histórica toda muralhada (Fotos ...) e ao pôr do sol tomar um novo banho no Adriático ao pé do hotel.
No 5º dia parti logo pela manhã para o Montenegro, para conhecer os Fiordes (paisagem magnífica) e a cidade de Kotor. Para lá não estivémos muito tempo na fronteira, mas para regressar a Dubrovnik a espera anunciava-se longuíssima (cerca de 6h). Por lá perguntei se haveria outra forma de voltar à Croácia, tendo um rapaz me dito que seria mais fácil se fosse por um local mais junto ao mar onde iria demorar menos tempo. Foi o que fiz, não tendo que esperar quase tempo nenhum para passar a fronteira, só que depois a estrada durante 2 ou 3 km era de terra batida.
Graças a esta alternativa de passagem da fronteira, passei a tarde na praia, junto ao hotel, sempre dentro de água por causa do calor abrasador.
No 6º dia regressei a Split, tendo parado na praia que referi já anteriormente, que ficava no caminho, mas desta vez segui as indicações que havia na estrada em direccção ao auto-estrada, só que este ainda não estava terminado, tendo que fazer vários km por uma estrada que subia uma enorme serra. Ao chegar a Split repeti o programa do 3º dia.
No 7º dia parti para Lubliana, tendo parado em Zadar. Chegei à capital da Eslovénia eram quase 18h mas deu para conhecer o centro da cidade.
No 8º e último dia, fui logo pela manhã ao mercado, que ainda estavam a montar e ao castelo. Depois parti para Zagreb, tendo chegado ao aeroporto às 12h30. O avião de regresso a casa partiu eram 14h.