Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um grupo de físicos do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS) mediu a velocidade dos neutrinos e chegou ao valor de 300 006 km/s, mais 6 km em cada segundo que a luz. Os neutrinos percorreram 730 km desde as instalações do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, e o laboratório subterrâneo de Gran Sasso (centro da Itália).
O neutrino é uma partícula sub-atómica sem carga eléctrica que se forma em diversos processos de desintegração. Sempre que um protão se transforma num neutrão, ou um neutrão se transforma num protão, há emissão de um neutrino.
Einstein dizia que nada era mais veloz que a luz. Agora, ou as medições foram mal feitas , ou a teoria de Einstein está errada.
Os autores da experiência, para já, esperam que outros físicos façam também medições para depois comparar os resultados. Vamos ficar à espera. No entanto, a descoberta não resultou de uma única experiência: os resultados publicados pelo Cern e pelo CNRS foram o resultado de 3 anos de dados e da observação de mais de 15 000 neutrinos, com margem de erro recorde de apenas 10 bilionésimos de segundo.