Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As farmácias estão em pé de guerra com o governo. Ontem Paulo Macedo, ministro da Saúde, anunciou novas medidas no sector.
Para pagarem menos pelos medicamentos comparticipados decidiram baixar a margem de lucro das farmácias e dos armazenistas. João Cordeiro, presidente da Associação Nacional Farmácias, apresentou a demissão por não concordar com esta medida. Muitas farmácias, que estão já em dificuldades, vão acabar por fechar. Quem vai acabar também por ser prejudicado vai ser o utente. A população pode até de início ficar contente com esta medida mas futuramente isso pode não ser tão benéfico.
Agora, também vai acabar por haver desemprego dos farmacêuticos. A solução para eles vai ser dar aulas de Físico - Química. Eu quase que estive para ir para Farmácia quando fui para a Universidade.
Outra medida anunciada por Paulo Macedo foi nas taxas moderadoras. Para além da actualização anual automática das taxas moderadoras no acesso às prestações de saúde à taxa de inflação, resolveram que a isenção passa a ter em linha de conta o rendimento médio mensal do agregado e a a isenção do pagamento de taxas moderadoras para os portadores de doenças vai deixar de ser total, passando a aplicar-se apenas aos actos relativos à respectiva doença. A classe média vai mais uma vez ser prejudicada.