Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O telescópio espacial Kepler, lançado em 6 de março de 2009, encontrou 11 novos sistemas solares, onde foram descobertos 26 planetas.
Em cada um dos novos sistemas existem entre 2 a 5 planetas com vários tamanhos, podendo ir de 1 vez e meia o raio da Terra, até maiores que Júpiter (cerca de 11 vezes o raio terrestre), e todos estão mais próximos da estrela hospedeira do que Vénus do Sol. Estes planetas levam de 5 a 143 dias para completar uma volta ao redor da estrela. Observações futuras irão revelar se os 15 menores possuem um núcleo rochoso como o do nosso planeta.
As descobertas aumentam para 729 os planetas extra-solares, sendo 60 novidade desde 2009, quando começou o projecto da sonda Kepler, mas os cientistas têm outros 2300 à espera de ser confirmados.
O telescópio investiga alterações no brilho de 150 mil estrelas localizadas numa região vasta do espaço entre as constelações da Lira e do Cisne, sendo essas mudanças provocadas pela passagem de um planeta à frente da estrela observada.
Vamos ficar a aguardar novas notícias do espaço.
Foto do site R7 notícias.