Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Manuel Carvalho da Silva fez ontem o discurso da despedida de secretário geral da CGTP durante o XII congresso da central sindical, a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, a casa do patrões.
Carvalho da Silva abandona a CGTP por limite de idade, aos 64 anos, tendo estado na direcção da Intersindical desde 1986, então como coordenador e a partir de 1999 no cargo de secretário-geral. Nestes anos todos passou de operário, montador electricista, a doutorado em Sociologia, sendo uma das maiores figuras da política, concordando-se ou não com muitas das suas ideias.
Durante o discurso de ontem reconheceu as dificuldades dos sindicatos, criticou Cavaco Silva por se lamentar da sua pobreza e apelou à mobilização dos trabalhadores.
No futuro próximo vai dedicar-se à criação de um pólo em Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e continuar a dar aulas na Universidade Lusófona onde é professor de Metodologia das Ciências Sociais, não deixando de aparecer na comunicação social para comentar a actualidade. Em 2016 muitos esperam que ele seja o candidato da esquerda à Presidência da República. Vamos lá ver se ele virá a ser o "Lula português".
Foto da capa do jornal Público de hoje.