Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ontem enquanto almoçava passava na Euronews um programa sobre o planeta Mercúrio.
A Agência Espacial Europeia, em conjunto com a Agência Japonesa de Exploração Aerospacial (JAXA), está a preparar uma missão para desvendar os mistérios do planeta Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar. A missão chama-se "BepiColombo" e as sondas que a constituem vão ser lançadas em 2015 e estarão em órbita de Mercúrio em 2022. Esta missão é uma homenagem ao cientista, matemático e engenheiro Giusseppe (Bepi) Colombo, que desenvolveu a técnica de assistência gravitacional, fundamental à exploração espacial.
Uma das grandes dificuldades desta missão é ter de vencer a força gravitacional do Sol, pelo que é necessário gastar muito combustível até lá chegar.
Uma das curiosidades do planeta Mercúrio é ter um ano que dura menos de 2 dias no planeta. Um ano lá são 87,969 dias terrestres e 1 dia são 58,646 dias terrestres. Este facto faz com que o movimento aparente do Sol em Mercúrio seja muito excêntrico. Também o movimento de Mercúrio em torno do Sol é curioso pois quando está mais perto do Sol fica a 46 milhões de km e quando mais afastado encontra-se quase a 70 milhões de km. As temperaturas por lá vão dos -173 ºC (de noite) aos 427 ºC (de dia). Observando-o vemos um planeta cheio de crateras pois muitos corpos celestes atraidos pelo Sol vão lá embater.
Ao estudar Mercúrio podemos saber muito mais sobre as características dos planetas extra-solares que têm sido descobertos nos últimos anos pois todos eles orbitram perto das estrelas.