Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Os resultados dos exames estão aí - médias negativas nas provas do secundário, mas 6º e 9º ano tiveram nota positiva.
Nas de Língua Portuguesa e de Matemática do 9º ano, a média em ambas as disciplinas foi de 53%. Na reia nos exames nacionais do 6º ano, a média de Língua Portuguesa foi de 59% e a de Matemática de 54%. No ensino secundário, nas quatro provas mais concorridas – Português, Biologia e Geologia, Física e Química A e Matemática A - as médias ficaram abaixo dos 10 valores. Assim, em Português a média foi de 9,5 (o 2º pior resultado de sempre mas melhor que o ano passado em que a média foi 8,9 valores). Em Biologia e Geologia e Física e Química A os resultados pioraram em relação ao ano passado, sendo as médias nos exames deste ano, respectivamente, de 9,3 e 7,5, sendo este último o pior resultado das 25 disciplinas sujeitas a exame nacional, e só em 2007 o resultado foi mais baixo (7,2 valores). Em Matemática A, a média passou de 9,2 para 8,7, a pior dos últimos seis anos.
Algo tem de mudar rapidamente no secundário, ou se calhar na exigência, que tem de ser maior no ensino básico para que os alunos não cheguem ao 10º ano tão mal preparados. No secundário muitos ainda vão consiguindo fazer as disciplnas com notas que vão dando passar e nos exames espalham-se ao comprido.
Na minha disciplina, o fim das aulas de turnos todas as semanas no ensino básico, passando só a haver turnos numa aula de 90 minutos semana sim, semana não, para cada turma, não se avizinha uma boa solução.
Foto da capa do jornal Púbico de hoje.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.