Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Os ministros das finanças da zona euro deram esta noite mais um ano a Espanha para atingir os 3% do défice. Também concordaram em mobilizar 30 mil milhões de euros para recapitalizar a banca espanhola até ao final do mês. Estas notícias são importantes para Espanha e também para Porugal, visto que é para lá que vão muitas das nossas exportações (23% no final de Abril).
Vítor Gaspar acha que o caso português é diferente e portanto a decisão não poderá ser replicada. Vítor Gaspar também aproveitou a reunião do Eurogrupo para informar os colegas sobre a decisão do Tribunal Constitucional relativamente ao corte dos subsídios dos funcionários públicos, tendo acrescentado que estão a ser estudadas soluções. O presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi, também veio ontem no Parlamento Europeu, considerar que é um erro dar mais tempo a Portugal para cumprir o programa de ajustamento. Há-de chegar o tempo em que virão dar a notícia de que Portugal terá mais um ano para cumprir a meta do défice. Só espero que não seja tarde demais para a economia portuguesa e para a generalidade da população portuguesa.
Entretanto, os bancos portugueses já devem mais de 60 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, um novo máximo histórico
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.