Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A notícia foi dada ontem no Telejornal enquanto mostravam imagens do protesto dos professores nas galerias da Assembleia da República durante a intervenção de Nuno Crato na Comissão Parlamentar da Educação - "Professores contratados há vários anos passam aos quadros". Fui logo à net ver o que se dizia sobre o assunto.
Em resposta a uma pergunta de Ana Drago do Bloco de Esquerda, Nuno Crato afirmou que o Ministério da Educação está a trabalhar "para que seja feita a vinculação extraordinária de professores contratados já este ano". No entanto, não adiantou em que condições tal vinculação seria feita.
Já em 2010, numa resolução da Assembleia da República recomendava-se ao Governo a passagem aos quadros dos professores contratados com 10 ou mais anos de serviço. Na origem dessa resolução esteve a discussão no Parlamento de uma petição com mais de 4500 assinaturas que alegava que a existência de docentes com muitos anos de contrato é a prova de que o trabalho desempenhado nas escolas corresponde a necessidades permanentes do sistema, pelo que não se justifica a precariedade do seu vínculo. O Provedor de Justiça tinha na altura também feito uma recomendação no mesmo sentido.
Agora fico a aguardar ansiosamente por novidades no MEC. Tenho mais de 10 anos de serviço e a entrada para os quadros já devia ter ocorrido há muito tempo.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.