Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
José Hermano Saraiva nasceu em Leiria, no dia 3 de Outubro de 1919 e faleceu ontem. Todos o conhecemos por causa dos programas de televisão na RTP2 sobre História. A forma como apresentava os seus programas era única - sempre com os braços abertos e sem teleponto. O 1º programa foi "Horizontes da Memória" em 1971, tendo levado ao longo dos anos a História de Portugal a muitos portugueses.
Antes do 25 de Abril foi director do Instituto de Assistência aos Menores, ministro da Educação (entre 1968 e 1970) e embaixador de Portugal em Brasília, em 1972. Exerceu advocacia e foi professor do ensino secundário. Em 1957 foi deputado à Assembleia Nacional.
Na área da História, José Hermano Saraiva publicou cerca de 20 títulos, sendo um dos seus livros mais conhecidos, "História concisa de Portugal", já na 25ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos.
Recebeu a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública, a grã-cruz da Ordem do Mérito do Trabalho e a comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em Portugal, e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco do Brasil. Ficou classificado em 26º lugar num concurso da RTP1 sobre os cem Grandes Portugueses.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.