Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Espanha devido à enorme volatilidade que os mercados de valores europeus atravessam proibiu, durante os próximos 3 meses, a prática de short selling. Esta venda a descoberto, em português, permite ao investidor vender acções que pediu anteriormente emprestadas, com o objetivo de obter mais-valias com a sua desvalorização, uma vez que esta operação pressiona negativamente os títulos. Em Itália adoptou-se a mesma medida mas só durante esta semana. Outros países deviam segui-los pois esta prática como as coisas estão em termos económicos é imoral.
Os mercados iniciaram a semana em forte baixa, tudo por causa da revista alemã Der Spiegel ter anunciado no domingo que o FMI ia deixar de emprestar dinheiro à Grécia. Só ontem à tarde é que o FMI veio desmentir esta notícia, dizendo que continua a apoiar a Grécia.
Em Espanha, a bolsa não caiu assim tanto mas os juros da dívida bateram novos máximos, acima dos 7%. O resgate a Espanha está cada vez mais eminente.
Por cá a descida foi maior, sendo mesmo uma das bolsas que mais caiu (-3,41%). Já ninguém acredita na economia portuguesa.
Foto do site Económico.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.