Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Está acabar 2012. Por cá só se falou em crise, austeridade, troika, desemprego, greves e protestos. Espera-se que o ano que vai começar possa ser um pouco diferente (sondagem aqui do lado direito).
Mas outros acontecimentos merecem destaque: Guimarães foi Capital Europeia da Cultura, Carvalho da Silva deixou de ser secretário geral da CGTP, passando a pasta a Arménio Santos, Francisco Louça abandonou a liderança do Bloco de Esquerda, sendo substituído pela dupla Catarina Martins e João Semedo, morreram Miguel Portas, Eurico de Melo, Margarida Marante e José Hermano Saraiva, o Pingo Doce ofereceu descontos de 50% no dia do trabalhador, a selecção nacional de futebol foi eliminada nas meias-finais do Euro 2012 frente à Espanha, ficou-se a saber que o ministro Miguel Relvas tirou uma licenciatura de forma pouco honesta, um tornado atingiu o Algarve, no futebol o Porto ganhou a 1ª Liga e Académica venceu a Taça, num ano em que o Sporting andou pelas ruas da amargura.
Lá fora as figuras que mais marcaram o ano foram Angela Merkel e Barack Obama. A 1ª tornou-se cada vez mais a pessoa mais importante na Europa e o 2º venceu à tangente as eleições nos EUA. Outros acontecimentos dignos de destaque neste ano foram: o naufrágio do Costa Concordia ao largo da ilha de Giglio, na Toscânia, Kim Jong-Un tornou-se no novo líder da Coreia do Norte, Vladimir Putin regressou ao lugar de presidente da Rússia, substituindo Dmitri Medvedev, que voltou a ser primeiro-ministro, François Hollande derrrotou Nicolas Sarkozy nas presidenciais francesas, Isabel II comemorou 60 anos de reinado na Grã-Bretanha, Xi Jinping tornou-se o líder da China, o robot Curiosity chegou a Marte, confrontos junto à mina de Marikana, na África do Sul, provocaram 34 mortos, Julian Assange exilou-se na embaixada do Equador em Londres, Nova Iorque foi atingido pelo furacão Sandy, a Autoridade Palestiniana conseguiu ser elevada ao estatuto de "Estado não-membro" da ONU, na Síria a guerra civil mantém-se, o Chelsea venceu a Liga dos Campeões, nos Jogos Olímpicos de Londres, Usain Bolt e Michael Phelps foram os grandes vencedores e os portugueses Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistaram a medalha de prata em canoagem.
Até para o ano! Boas entradas!
Fotos do Google images.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.