Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Na 5ª feira antes da hora de jantar passou uma reportagem na TSF sobre um dos fenómenos sociais que mais tem afectado os espanhóis - os despejos ("desahucio"). A reportangem é da jornalista Joana de Sousa Dias, correspondente da TSF em Madrid. Hoje, depois do noticiário do meio dia, a reportagem é repetida
Em Espanha, cerca de 520 pessoas por dia ficam sem casa por não conseguirem pagar as prestações da hipoteca ao banco. No ano passado esta situação aumentou mais de 134 por cento. A causa principal é o desemprego e o incentivo por parte dos bancos na compra de casa própria, há alguns anos atrás, não se precavendo que muitos espanhóis poderiam ter dificuldades em pagar as hipotecas. Agora os bancos ficaram com a corda na garganta mas o governo e a união europeia veio em seu auxílio. Quanto aos espanhóis que ficaram sem casa nada se fez.
Por cá alguns bancos também tiveram problemas mas o motivo não foram os empréstimos para a compra de casas para muitos portugueses.