Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Hoje e amanhã disputam-se em Itália eleições legislativas antecipadas depois de o primeiro ministro Mario Monti ter renunciado em Dezembro. A campanha ficou marcada por poucos comícios e muita televisão e pela ascensão do Movimento Cinco Estrelas, o partido criado pelo cómico Beppe Grillo, em 3º lugar nas sondagens com 16%.
Ontem na Euronews passou uma entrevista com Grillo. Gostei de ouvir grande parte do discurso dele. Era interessante que por cá aparecesse um movimento deste tipo com força.
Entretanto, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas a 8 de Fevereiro, a coligação de esquerda liderada por Pier Luigi Bersani está na frente (34,7%), com uma boa vantagem em relação à coligação de direita comandada pelo ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi (29%). Monti surge só em 4º lugar, com 13,6% dos votos.
Deste modo, Bersani, ex-comunista e ex-membro dos governos de Romano Prodi (1996-1999) e Massimo D'Alema (1999-2001), terá de se unir a Monti para poder governar com alguma tranquilidade.
Capas dos jornais italianos aqui. Por estes dias há música italiana aqui na Espuma dos Dias.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.