Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O parlamento italiano anda há já alguns dias em votações para escolher um novo presidente. A escolha está ser complicada, tendo já sido realizadas 4 votações.
O última candidato foi Romano Prodi, ex-presidente da comissão europeia, que não conseguiu a maioria. Outro candidadto foi o ex-sindicalista Franco Marini de 80 anos, apresentado por Bersani e apoiado pelo partido de Berlusconi. O candidato do movimento 5 estrelas é Stefano Rodotà de 79 anos, antigo deputado do partido comunista italiano e respeitado jurista, com muito trabalho académico nas áreas do direito civil, sistema político, liberdades e direitos fundamentais. Sergio Chiamparino, ex-presdidente da câmara de Turim, também foi candidato apoiado pelo partido democrático. A anterior ministra do Interior, Anna María Cancellieri, apoiada pelo ainda primeiro ministro Mario Prodi também foi a votos mas conseguiu apenas 78 votos. Para se tornar novo presidente a partir da 4ª votação são precisos 504 dos 1007 votos no parlamento.
Por causa disto tudo Bersani demitiu-se da liderança do Partido Democrático.
O presidente Giorgio Napolitano, cujo mandato acaba em Maio, não conseguiu que um novo governo passasse no parlamento pelo que o próximo presidente terá uma missão dificílima.
Foto do site do Corriere della Sera.
Actualização (18h48): E na 2ª votação deste sábado, depois de convencido durante a manhã a recandidatar-se, Giorgio Napolitano consegue 738 votos. Vamos lá ver se aos 87 anos consegue chegar ao fim do mandato de 7 anos.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.