Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A sonda chinesa "Chang'e-3" (Deusa da Lua 3) chegou à Lua às 21h12 (13:12 em Lisboa) de sábado. A alunagem foi transmitida em directo pela televisão chinesa. A bordo ia um veículo robotizado, o "Yutu" (Coelho de Jade), equipado com 4 câmaras e 2 "braços" mecanizados, que pesa 140 kg e move-se a energia solar. O Yutu pode deslocar-se a 200 metros por hora, subir declives de 30 graus e tem um alcance em torno de 10 km. Foi desenhado para funcionar durante três meses no solo lunar, e pode suportar as baixas temperaturas noturnas graças a um aquecedor de radioisótopos. O "Yutu" vai estudar a estrutura geológica e as substâncias existentes na superifície, bem como pesquisar os recursos naturais.
O local de descida da Chang’e 3 foi numa planície de origem basáltica no hemisfério norte da Lua, o Sinus Iridum (“baía do arco-íris”).
A última vez que se tinha chegado à Lua foi em 1976, quando a União Soviética realizou a missão Luna 24. Os EUA realizaram a úlltima alunagem na missão tripulada Apolo 17, em 1972.
Vamos ver até onde os chineses querem chegar na conquista do espaço.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.