Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Quinta da Torre Bela, em Aveiras de Cima, por onde passo muitas vezes, foi notícia pelos piores motivos - cerca de 540 javalis e veados foram abatidos.
A notícia foi divulgada no passado domingo no jornal online Fundamental. A chacina terá ocorrido nos dias 17 e 18 e os protagonistas foram 16 espanhóis. Alguns deles publicaram fotografias nas redes sociais. Dizem que cada participante terá pago entre 7 e 8 mil euros para participar nesta chacina.
Há dias reparei que tinham abatido muitas árvores. Dizem agora que era para os animais não se puderem esconder. Para a Quinta da Torre Bela está prevista uma central fotovoltaica de 775 hectares.
O ministro João Pedro Matos Fernandes não escondeu a sua indignação, dizendo que ficou "chocado" com as imagens divulgas, classificando o ocorrido como "inaceitável". Já foi feita uma participação ao Ministério Público. O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, coadjuvado por uma brigada da GNR/SEPNA, já efectuou averiguações e foram recolhidos fortes indicios de prática de crime contra preservação da fauna.