Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
São 8 os candidatos a Secretário Geral das Nações Unidas. Por estes dias estão a ser entrevistados em Nova Iorque pelos representantes dos 195 países das Nações Unidas. Cada candidato dispõe de 2 horas para responder às perguntas e expor as suas propostas.
Se fossem seguidas as normas, o cargo de Secretário Geral das Nações Unidas, seria desta vez para alguém da Europa de Leste e muitos têm reclamado que está na hora de uma mulher assumir o cargo.
No entanto, os candidatos da Europa de Leste não são muito fortes - Igor Luksic, responsável pela diplomacia do Montenegro, a búlgara Irina Bokova, directora-geral da Unesco, o ex-presidente esloveno, Danilo Turk, a ex-vice-presidente e ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Croácia, Vesna Pusic, a ex-ministra da Moldávia Natalia Guerman, que ocupava também a pasta Negócios Estrangeiros, e o macedónio Srgjan Kerim, que presidiu à Assembleia Geral da ONU entre 2007 e 2008. Mas os candidatos mais fortes são a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e actualmente Administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Helen Clark, e António Guterres, que até ao final do ano passado foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
António Guterres foi entrevistado ontem e saiu-se muito bem. Helen Clark será entrevistada amanhã.
Lá para o Outono saberemos quem será o novo Secretário Geral das Nações Unidas.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.