Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Começou hoje em Díli a XIX reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta reunião vai ficar marcada pela entrada da Guiné Equatorial na organização. Amanhã inicia-se a X Conferência de Chefes de Estado e de Governo (CCEG) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Teodoro Obiang, presidente da Guiné Equatorial, vai estar presente para a aprovação da entrada do país na CPLP.
Obiang é presidente da Guiné Equatorial desde 1979 e foi eleito pela revista Forbes o 8º governante mais rico do mundo, apesar do seu país ser considerado um dos mais pobres do mundo.
Apesar de alguma resistência portuguesa, foi alcançado o consenso entre os 8 países membros da CPLP. No entanto, entrada da Guiné Equatorial tem sido fortemente contestada por várias organizações da sociedade civil, que acusam o governo de Obiang de vários atentados aos direitos humanos e à liberdade no país. Alguns dizem que a entrada da Guiné Equatorial poderá mudar alguma coisa em termos de respeito pelos direitos humanos e liberdade naquele país pois o facto de pertencer a organizações internacionais permitirá criar alguma pressão.
Mas não é só este aspecto que deve ser tido em conta pois a Guiné Equatorial não é um país de Língua Portuguesa.
Foto daqui.
Há 6 anos aqui na Espuma dos Dias.