Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Irão vive submetido a sanções internacionais há quase 20 anos, que podem ter os dias contados. Em Lausanne estiveram reunidos os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia), a Alemanha e o Irão. Na 5ª feira chegou-se finalmente a um acordo de princípio sobre o programa nuclear do Irão. Foram 18 meses de intensas negociações.
O ministro dos Negócios estrangeiros iraniano, Javad Zarif, teve direito ontem a uma recepção entusiástica no regresso a casa. Nas ruas de Teerão as pessoas na 5ª feiram fizeram soar as buzinas dos automóveis, empoleiraram-se nos tejadilhos, agitando lenços e bandeiras nacionais, enquanto outras sorriam e faziam o sinal de vitória, mais parecia a celebração de uma vitória longamente esperada num evento desportivo internacional.
Já em Israel o sentimento é de preocupação pelo acordo de base conseguido m Lausanne.
Barack Obama num discurso em Washington na 5ª feira elogiou o “acordo histórico” alcançado.
O Irão vai reduzir a produção nuclear, o enriquecimento do seu urânio será diluído ou feito no estrangeiro. sendo o objetivo afastar, o mais possível, qualquer ameaça de fabrico de armas nucleares. Teerão também aceita mais controlos por parte dos ocidentais podem e devem verificar. O acordo vai aplicar-se nos próximos 10 anos e vão ser levantadas as sanções económicas que tanto afetam o Irão.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.