Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um dia depois de terem entrado para os quadros do Ministério da Educação 7983 professores, ontem Marcelo Rebelo de Sousa decidiu vetar o diploma sobre progressão na carreira dos professores.
Para Marcelo, "O resultado atingido, na primeira versão do diploma, consagrava uma parte limitada das legitimas expetativas, para não dizer direitos, dos professores", acrescentando que é "Limitada, por manter a desigualdade entre professores da escola pública, nas Regiões Autónomas, que aceitaram a recuperação integral, ainda que faseada e gradual, e no Continente, sendo certo que não são invocáveis razões de exceção de necessidade específica para aquelas Regiões, já que a questão do tempo perdido ou suspenso é de âmbito nacional".
A devolução do decreto ao Governo abre a porta para novas negociações com os sindicatos sobre contagem do tempo de carreira congelado aos professores. Os professores estiveram congelados 9 anos, 4 meses e 2 dias.
O governo nada disse sobre o veto presidencial.
Sobre a vinculação, o Ministro João Costa dizia na 3ª feira que era "a maior vinculação dos últimos 18 anos".
Foto do site da TSF.