Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Finalmente chegámos a 14 de Julho, data em que a sonda New Horizons se encontra mais próximo de Plutão (a apenas 12 874 km). Devido ao seu movimento oval, a partir de amanhã Plutão começa a afastar-se do Sol.
Foram mais de 9 anos de viagem - a sonda partiu da Terra a 19 de Janeiro de 2006
Quando a sonda New Horizons partiu da Terra ainda Plutão não tinha sido desclassificado para planeta anão. Quando falei sobre Plutão aos meus alunos do 7º ano, eles pensavam que Plutão já não existia.
Agora os astrónomos podem voltar atrás e classificar novamente Plutão como o 9º planeta do Sistema Solar.
Esta missão vai permitir saber mais sobre Plutão, que era até agora o único planeta, como antigamente era classificado, que não tinha ainda sido estudado. Nos últimos dias já chegaram fotos de Plutão, como nunca antes ele tinha sido observado. Também ficaremos a a conhecer melhor Caronte, a maior lua de Plutão
A missão da New Horizons não termina a sua missão hoje, continuando a viajar pela Cintura de Kuiper, onde milhares de asteróides se encontram.
A National Geographic trás este mês um artigo sobre Plutão. Hoje há noite às 22h10, no National Geographic Channel, começa "Ao encontro de Plutão".
As cinzas do astrónomo Clyde Tombaugh, que descobriu Plutão em 1930, vão a bordo da sonda.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.