Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A capital ucraniana foi bombardeada pelo menos em 17 dos 31 dias de mês de Maio. Nos últimos dias, uma pessoa morreu e 3 ficaram feridas quando os destroços de um drone russo que terá sido destruído pelas defesas ucranianas atingiu um edifício residencial.
A capital russa também foi atacada. As autoridades russas disseram que "o regime de Kiev lançou um ataque terrorista com drones à cidade de Moscovo. Oito aparelhos do tipo drone foram usados no ataque. Todos os drones inimigos foram abatidos. Três deles foram suprimidos com guerra eletrónica, perderam o controlo, e desviaram-se dos alvos pretendidos. Outros cinco veículos aéreos não tripulados [UAV, na sigla em inglês] foram abatidos pelo sistema Pantsir-S SAM na região de Moscovo".
Vladimir Putin já reagiu: "Eles estão a provocar-nos para respondermos da mesma maneira. Vamos ver o que podemos fazer". Disse ainda que os ucranianos atacam "edifícios residenciais" na Rússia, ao contrário de Moscovo que só atinge alvos militares com armas de "alta precisão". O presidente alegou ainda ter atingido, no fim de semana, a sede dos serviços secretos militares ucranianos, e que o ataque de ontem foi uma represália.
Do lado ucraniano, a unica reação foi de Mykhailo Polodyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky. No Twitter, falou de um "protesto dos drones", que recusaram atacar os civis ucranianos e "regressam com um protesto explosivo" aos autores do "terror aéreo" que estão "entrincheirados em Moscovo". Disse ainda que "até a inteligência artificial já é mais esperta e mais perspicaz do que a liderança militar e política russa..." Também disse que "Claro que estamos satisfeitos em assistir e prevemos um aumento do número de ataques, mas claro que não temos nada diretamente a ver com isto."