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Já se sabe quem vai controlar a Carris e o Metro. Os transportes públicos de Lisboa passam para mãos dos espanhóis da Avanza, mas o capital é detido pelos mexicanos da ADO, o 2º maior grupo mexicano do sector dos transportes logo a seguir ao gigante Lamsa.
O governo considerou a proposta da Avanza mais vantajosa, garantindo poupanças de 25 milhões de euros por ano. Segundo Sérgio Monteiro, secretário de estado dos transportes, "O estado paga um determinado valor fixo por quilómetro e em troca recebe receita tarifária - 70% do valor dos bilhetes continua a ser uma receita do Estado". Vamos lá ver se a qualidade do serviço não vai piorar.
No total, havia 5 interessados, 3 queriam a concessão conjunta das 2 empresas - Avanza, a francesa RATP e a britânica National Express. A Barraqueiro, vencedora da concessão da TAP, em parceria com a catalã TCC, que integra o consórcio vencedor da subconcessão dos transportes públicos do Porto, estavam apenas interessadas na Carris. Já a francesa Transdev, que também já tem operações em Portugal, queria apenas a subconcessão da Metro de Lisboa.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.