Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O PAN continua a tentar mudar os hábitos dos portugueses. Agora querem acabar com as beatas no chão, uma tradição tão portuguesa. No dia em que o assunto foi discutido na Assembleia da República, André Silva levou um garrafão de 5 litros com entre "1000 e 1.500" beatas apanhadas em 100 metros de um passeio da Avenida Almirante Reis. segundo o deputado do PAN, a cada minuto são atiradas para o chão cerca de 7 mil beatas.
O projecto de lei do PAN, apesar de muito criticado pelas outras bancadas, foi aprovado com os votos favoráveis do PS, Bloco, PEV e com a ajuda da abstenção do PSD, do PCP e da líder do CDS, Assunção Cristas, e dos deputados Teresa Caeiro, Pedro Mota Soares, João Gonçalves Pereira e João Almeida, enquanto que o resto da bancada do CDS votou contra. Agora o projecto de lei desce à Comissão de Ambiente, onde será feitas alterações, uma vez que todas as bancadas apontaram problemas ao texto.
O projecto de lei proíbe o deitar das beatas para a via pública e prevê que o Governo promova acções de sensibilização para esta questão, tanto para os cidadãos como para os responsáveis por estabelecimentos comerciais, que ficam obrigados a dispor de cinzeiros. O não cumprimento destes pressupostos levará uma contra-ordenação ambiental leve ou muito grave e à aplicação de coimas elevadas.