Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois da morte de Mahsa Amini, a 16 de Setembro, muitos têm sido os protestos no Irão contra a polícia dos costumes iraniana. A jovem de 22 anos morreu nas mãos da polícia, depois de ter sido detida por, alegadamente, usar o véu islâmico incorrectamente.
Organizações não governamentais internacionais, como a Iran Human Rights, dizem que cerca de 500 pessoas terão morrido desde o início dos protestos no Irão.
Ontem surgiu a notícia de que foi abolida a polícia dos costumes no país, uma força especial que prendia principalmente mulheres por não usarem o "hijab" - o véu islâmico - e por não cumprirem as regras estabelecidas. No entanto, o procurador-geral do Irão adiantou que o comportamento comunitário vai continuar a ser fiscalizado e que a indumentária feminina continua a ser muito importante, principalmente nos espaços sagrados, mas a ação legal só será utilizada como medida de último recurso.
Será que o Irão está a mudar?
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.