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Ontem a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou o chumbo da construção do Aeroporto Complementar no Montijo. O motivo apresentado é falta de parecer favorável de todos os concelhos afectados. Assim, a ANAC nem vai fazer a apreciação prévia da viabilidade do novo aeroporto.
Recorde-se que foi já a 8 de janeiro de 2019 que a ANA e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, num investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028, para aumentar o actual Aeroporto de Lisboa e transformar a Base Aérea do Montijo num novo aeroporto.
Agora o governo quer mudar a lei que dá poder de veto às autarquias. Rui Rio já veio dizer que aceita "repensar" a lei que permite às autarquias vetar projectos nacionais.
Entretanto o governo decidiu avançar para a realização de um processo de Avaliação Ambiental Estratégica. onde pretende comparar 3 diferentes soluções: a a "actual solução, em que o Aeroporto Humberto Delgado terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar", a solução em "que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto Humberto Delgado o de complementar" e "a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete".