Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Contra el juicio

17.02.19

Segundo a Guardia Urbana, saíram à rua ontem em Barcelona 200 mil pessoas. Os organizadores da manifestação falam em 500 mil manifestantes. Hoje em Espanha apenas o catalão La Vanguardia fala do assunto na 1ª página.

Os manifestantes pediam a libertação dos presos políticos que estão a ser julgados em Madrid pela actuação na tentativa fracassada de secessão em Outubro de 2017. Exibiram fotos dos presos políticos, bandeiras da Catalunha, fitas amarelas e cartazes, onde se podia ler "L'Autodeterminació no és delicte!".

Quando estive na Catalunha, no final de Dezembro, era rara a localidade por onde passei onde não havia laços amarelos pendurados nas árvores e candeeiros da rua e cartazes a pedir a libertação dos presos políticos.

O julgamento dos 12 dirigentes independentistas catalães acusados de envolvimento na tentativa de secessão da Catalunha iniciou-se na passada 3ª feira com o Ministério Público a pedir penas que vão até 25 anos de prisão contra os acusados, por alegados delitos de rebelião, sedição, desvio de fundos e desobediência. O julgamento deverá durar cerca de 3 meses.

 

Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:51




Astronomy Picture of the Day


Tira do Armandinho