Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem em Faro realizou-se a 35ª Cimeira luso espanhola. Luís Montenegro e Pedro Sánchez, juntamente com 12 ministros portugueses e 11 espanhóis.
O tema principal da Cimeira foi a água. Os dois Governos assinaram acordos sobre «a manutenção de caudais nos Rios Tejo e Guadiana», e da «pesca, segurança de navegação e náutica de recreio no Rio Guadiana». A anterior Convenção, que estabelecia até agora as regras para a partilha da água, assinada em Albufeira, tinha já 25 anos.
No total foram assinados 11 acordos.
Foram concluidas as negociações «para a construção de duas novas pontes entre os nossos países, uma sobre o Rio Sever, em Nisa-Cedillo, e outra sobre o Rio Guadiana em Alcoutim». Foi também decido «escrever uma carta ao Primeiro-Ministro de França para levar a cabo a interligação ferroviária necessária para o transporte de passageiros e mercadorias» entre a Península e o resto da Europa.
Também foi anunciado o lançamento do Prémio Magalhães-Elcano, que visa reconhecer e apoiar projetos inovadores que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.