Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Alexis Tsipras já é primeiro ministro da Grécia. Para conseguir maioria no parlamento coligou-se com o partido que conseguiu menos deputados (13) e ficou em 6º lugar - o Partido Gregos Independentes, de direita, que também são contra a austeridade. Hoje ficaremos a saber quem fará parte do governo. Yanis Varoufakis, professor nas Universidades do Texas e de Atenas, deve ser o próximo ministro das Finanças.
Passos Coelho, que não pronunciou nome do Syriza e de Tsipras, nas declarações que fez apelidou de "conto de crianças" a ideia de que "é possível que um país, por exemplo, não queira assumir os seus compromissos, não pagar as suas dívidas, querer aumentar os salários, baixar os impostos e ainda ter a obrigação de os seus parceiros garantirem o financiamento sem contrapartidas". Outros líderes europeus tiveram mais cuidados nas declarações que fizeram.
Muitos ainda acreditam que tudo vai continuar como até agora mas tal deve ser muito pouco provável. O Syriza foi eleito para que tudo não fique na mesma.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.