Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem, em Estremoz, o ministro da Defesa Nuno Melo, durante a cerimónia comemorativa do Dia do Regimento de Cavalaria N.º 3, conhecidos como Dragões de Olivença, a mais antiga unidade do Exército em actividade, que assinalou os seus 317 anos, veio lembrar que Olivença “é portuguesa” e “por tratado, deverá ser entregue ao Estado português”
Olivença é um município da província de Badajoz, situado a 60 km da fronteira, pertencente à comunidade autónoma espanhola da Estremadura. Tem 430,1 km² de área e em 2021 tinha 11 871 habitantes.
O Tratado de Alcanizes, assinado a 12 de setembro de 1297, entre os soberanos de Leão e Castela, Maria de Molina, regente do reino em nome de Fernando IV, menor de idade, e de Portugal, D. Dinis, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, após a Guerra das Laranjas, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815 mas até hoje, tal não aconteceu.
Será que os habitantes de Olivença querem mesmo ser portugueses?
Encontrei a notícia abordada no jornal El Periódico da Estremadura.