Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ontem vários órgãos de comunicação social divulgaram, com base nas notas obtidas o ano lectivo passado pelos alunos nas provas finais dos 2º e 3º ciclos, bem como dos exames nacionais do 11º e 12º anos.
Tendo em conta os resultados publicados pela TSF, a escola onde estou a dar aulas este ano ficou no lugar 822 das escolas com 2º e 3º ciclo, 7º lugar no concelho com 10 escolas na lista. Tendo em conta o meio social onde se situa a escola, o resultado não me espanta - santos da casa não fazem milagres.
Já nas escolas onde dei aulas o ano passado, relativamente ao 2º e 3º ciclo, a sede de agrupamento ficou no lugar 191, (3º lugar no concelho) e a outra em 1031º lugar (13º e último lugar do concelho). Mais uma vez o meio social explica tudo mas neste caso a existência de agrupamentos também tem influência.
O 1º lugar nas escolas do 2º e 3º ciclo foi para o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, estabelecimento de ensino particular, a 1ª escola pública aparece em 18º lugar (Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra). A última escola (1111º lugar) é a Escola Básica Integrada Água de Pau em Lagoa, Ilha de São Miguel, Açores.
Quanto aos resultados do ensino secundário, o 1º lugar foi para o Colégio Nossa Senhora do Rosário no Porto, a 1ª escola pública aparece só em 28º lugar (Escola Secundária de Raúl Proença, nas Caldas da Rainha) e em último lugar (598º lugar) ficou a Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Em Alter do Chão, Portalegre. A escola sede de agrupamento onde dei aulas o ano passado ficou em 191º lugar.
Os resultados no privado são sempre melhores do que no público, em média, mas eu que sempre dei aulas no ensino público e já tive alunos que obtiveram excelentes resultados nas provas e exames nacionais.
Foto daqui.
Há 6 anos aqui na Espuma dos Dias.