Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Já muitos espanhóis pensavam que tinham de ir às urnas outra vez. Ontem a Esquerda Republicana da Catalunha decidiu que se vai abster na votação final da investidura e viabilizar o Governo de coligação entre PSOE e Podemos.
O debate de investidura começa no sábado. No domingo ocorrerá a primeira votação mas aí o governo não deve passar e a segunda e definitiva será na terça-feira, onde só é preciso uma maioria simples para o governo ser viabilizado.
O PSOE para conseguir a abstenção da Esquerda Republicana da Catalunha comprometeu-se a realizar uma negociação com vista a encontrar soluções para o “conflito político” na Catalunha, sem nenhum tema tabu e com o compromisso de que o acordo final será referendado pelos catalães.
No entanto há um problema - este acordo foi feito em nome do Governo catalão mas não contou com a participação do partido maioritário no executivo regional, o Juntos pela Catalunha. O presidente da Generalitat, Quim Torra, do Juntos pela Catalunha, já veio dizer que o governo catalão não vai reconhecer a legitimidade das decisões que vierem a ser tomadas.