Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem à hora de almoço, Mário Centeno, em conferência de imprensa, anunciou que pela 1ª vez Portugal registou um excedente orçamental de 0,4% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com as contas nacionais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística. Segundo INE, as receitas superaram as despesas públicas em 179 milhões de euros, um feito inédito, pelo menos desde 1999, quando se começou a fazer este tipo de análise.
Mário Centeno referiu que o "excedente orçamental no primeiro trimestre é conseguido com um reforço da despesa", sublinhando "o enorme esforço que o governo tem feito no reforço dos meios ao Serviço Nacional de Saúde e ao sector dos transportes".
Na Saúde os portugueses não têm visto esse "enorme esforço" ou então anda-se a gastar muito mal o dinheiro que vai para a saúde pois as notícias dos últimos tempos são alarmantes.
Mas Mário Centeno foi cauteloso quanto aos resultados do 2º trimestre, altura em que se paga o subsidio de férias dos funcionários públicos.
Recorde-se que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado uma meta para o défice de 0,2% do PIB para este ano, abaixo dos 0,5% registados em 2018.