Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O foguetão Antares, com 40,5 m de altura, 3,9 m de diâmetro e 240 toneladas, é um veículo de lançamento descartável desenvolvido pela Orbital Sciences Corporation. Este veículo de lançamento é usado para laçar a nave não tripulada Cygnus que abastece a Estação Espacial Internacional.
Ontem, na base de lançamentos de Wallops, na costa este do estado da Virginia, junto ao Atlântico, poucos segundos depois do lançamento o foquetão explodiu.
Este era o 3º lançamento efectuado pela empresa que estava previsto para 2a feira mas foi cancelado por existir um barco nas imediações.
A missão ia levar um carregamento de 2 toneladas de mantimentos e de outro material até à Estação Espacial Internacional. A NASA estima os prejuízos na ordem dos 157 milhões de euros, avaliando o custo do foguetão e da carga, mas a carga não é considerada vital para os astronautas a bordo da estação espacial internacional pois os astraunautas têm mantimentos para mais 6 meses.
A NASA não efectuará novas missões até que as causas do acidente sejam esclarecidas. A exploração espacial por parte dos americanos sofre assim novo atraso.
Há 6 anos aqui na Espuma dos Dias.