Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Nasceu a 10 de Março de 1918, em Humpata, uma vila da província da Huíla, em Angola. Deixou-nos a 28 de novembro de 1978, com 60 anos, vítima de ataque cardíaco.
Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo, formou com Albano, António Jesus Correia, José Travassos e Vasques, os famosos Cinco Violinos do Sporting. Ao longo da sua carreira marcou 543 golos em 334 jogos, uma média de 1,6 golos por jogo. Peyroteo, cuja alcuna era o "stradivarius", foi o maior goleador da história do futebol português e provavelmente mundial. Infelizmente nunca foi dada a justificada relevância ao que merecia ser considerado como o melhor jogador português de todos os tempos.
Deixou de jogar em 1949. Ao longo da sua carreira conquistou 10 títulos (5 Campeonatos, 1 Campeonato de Portugal e 4 Taças de Portugal).
Hoje o jornal A Bola faz uma bonita homenagem a Peyroteo, com a 1ª página quase totalmente dedicada a ele. O Sporting decidiu na Assembleia Geral do passado dia 3 de Fevereiro a atribuição a título perpétuo da condição de sócio nº 9 a Peyroteo, uma homenagem que tem em conta o número da camisola que ele habitualmente envergava.
Ontem na TSF o filho falou que gostaria que houvesse uma estátua do pai. Eu gostava que houvesse uma para homenagear os 5 Violinos.
Há 1 ano aqui na Espuma dos Dias.