Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Esta madrugada o presidente iraniano, Hassan Rouhani, através das redes sociais, veio dizer que o Irão é o responsável pela queda do avião ucraniano que se despenhou na 4ª feira perto de Teerão. O acidente deveu-se ao disparo de mísseis pelo seu país e tratou-se de "um erro humano", "lamentável" e "imperdoável".
O avião, um Boeing 737, da companhia Ukraine Airlines International tinha acabado de descolar e seguia da capital iraniana para Kiev. As 176 pessoas (70 homens, 81 mulheres e 15 crianças) que seguiam a bordo morreram - 82 eram iranianos, 63 canadianos, 11 ucranianos, 10 suecos, 3 alemães e 3 britânicos.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi o 1º a anunciar que o avião tinha sido abatido. O Boeing foi atingido por um míssil do sistema de defesa anti-aérea do Irão que tinha sido ativado poucas horas antes, na sequência dos ataques às 2 bases aéreas no Iraque, onde estavam posicionadas forças norte-americanas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, já veio dizer que os responsáveis pela queda do Boeing ucraniano devem ser responsabilizados. Um deles é Donald Trump.